Todos Temos o Nosso Luto

As cinco fases do luto aplicam-se ao luto real de quando falece alguém do mesmo modo que se aplicam ao luto emocional de quando uma relação que termina.

No caso em particular da história “As 5 fases do luto”  o tema é mesmo a reacção a uma separação dolorosa, a génese da história é uma simples ilustração que resumia essas fases de um modo simples e eficaz. Na altura em que me cruzei com a ilustração estava a passar por uma dessas fases de luto, tendo o tema sido motivo de conversa com uma amiga, razão pela qual fazer uma versão minhas dessa fases foi um boa maneira de exorcizar sentimentos que sentia.

Apesar de conter aspectos auto-biográficos existem outros que são pura ficção. Não me agrada fazer histórias claramente auto-biográficas porque ao falar da minha vida estou também a falar de outras pessoas que podem preferir manter em privado a sua vida. A mim também não me agrada expor demasiado a minha, pretendo sobretudo explorar os sentimentos vividos, ao transformar eventos reais em ficção é uma forma de terapia que permite falar de sentimentos que todos sentimos sem entrar em detalhes de uma situação vivida.



A ideia era fazer simplesmente uns cartoons mas acabou por se tornar numa em algo mais sequencial, banda desenhada em vez de ilustração pura com pequenos textos, como era a ideia original.

O Derradé foi a escolha inicial para desenhista, já o conheço à bastante tempo e tem sido uma presença regular nos fanzines que edito. Como ele se dedica ao humor e eu tenho um apetência pelo drama e acção nunca apareceu uma história em que fosse possível colaborar-mos. “As 5 fases do luto” era uma boa maneira de o ter a colaborar no MiniZine, não equacionei publicar algo escrito e desenhado por ele, porque a ideia do Minizine é mesmo publicar as minhas histórias, podem ser ilustradas por outras mas guião é meu, afinal tenho guiões suficientes para para vários Minizines. Isto é, se eu pretendesse re-formatar as histórias para o formato A6.

Apesar de não me sentir muito confortável a escrever humor, as “5 fases” são mais trágicomédia do que comédia pura, assim como todas a relações que não resultam, e a colaboração com o Derradé acabou por não resultar apesar dele ter feito uns cartoons porreiros.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.